quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Campeões de Inverno

C. MARECHAL GOMES DA COSTA / MGC – 10
Canelas - 1

A primeira volta acabou! A nossa equipa festejou o “título” de campeão de Inverno com uma das melhores exibições da época. Concordo que o adversário não esteve ao nosso nível, aliás, esteve muito longe disso. No entanto, ao longo desta época já defrontamos outras equipas equiparadas ao Canelas e nunca tínhamos tido uma exibição tão conseguida como a deste fim-de-semana. Mesmo com as alterações efectuadas durante o encontro, conseguimos apresentar desde o primeiro minuto uma qualidade de jogo muito boa.
Ao longo da semana, os treinos começaram a incidir mais sobre a pressão alta, com o intuito da equipa pressionar logo junto a área adversária. Reforço o EQUIPA. A construção de um bloco defensivo, no qual os jogadores não procuram a marcação individual, mas sim a ocupação em campo conforme a posição da bola. Este permitiu que fossemos capaz de ganhar a posse de bola longe da nossa baliza, e mais perto da baliza adversária. Obviamente, se nos treinos fornecemos mais recursos a quem defende, obrigatoriamente vamos exigir a quem tem a bola uma melhoria do nível de jogo, da técnica individual, da tomada de decisão, do comportamento sem bola. Foi precisamente aqui que demonstramos uma qualidade de jogo boa. Durante o encontro, os nossos jogadores conseguiram alternar entre o jogo curto e o jogo longo, promovendo assim o surgimento de situações de 1x1 nas laterais, tal como situações de superioridade numérica em praticamente todo o campo de jogo.
A equipa entrou bem no jogo, conseguindo marcar logo 2 golos. O adversário procurou reorganizar-se em campo, tentando encaixar na nossa equipa. Procurou colocar dois jogadores na marcação ao Pedro Santos, centrais que por sinal forma dos jogadores mais altos que encontramos, e dois jogadores no meio campo, procurando criar superioridade numérica nesta zona crucial do campo. Esta reorganização foi demonstração de total desconhecimento da nossa equipa, visto que nos deram as laterais de “bandeja”. Os nossos laterais começaram a ter espaço, que associado a uma rápida mudança do lado da bola provocou sucessivas situações de 1x1. Com naturalidade marcamos mais golos, chegando ao intervalo a ganhar por 4 a 0.
Na segunda parte o jogo manteve a mesma toada. Com tranquilidade fomos dilatando a vantagem, acabando com um confortável 10 a 1.
Julgo que neste encontro toda a equipa esteve de parabéns. Estivemos muito próximos de mais uma vez conseguir um jogo sem sofrer qualquer tipo de golo. Acabamos por sofrer de pénalti, golo que o Mário esteve muito perto de evitar. Destaco no entanto o jogo efectuado pelo Rodrigo e pelo Pedro Trigo. O primeiro pelo jogo que apresentou. Pela primeira vez esta época jogou de acordo com a posição que ocupa em campo: fácil e com inteligência. O Pedro por finalmente jogar como treina. Com calma e confiança.

GOLOS:
Pedro Santos-3; Eduardo Silva-2; Rodrigo Lobo – 2; Diogo Moreira-1; Martim Gomes-1; Miguel Freitas-1

EQUIPA e PONTUAÇÕES:
Mário Nora (5), João Bernardo (5) e João Souto (4), Miguel Freitas (4), Diogo Moreira (5); Rodrigo Lobo (5) e Pedro Santos (5).
Jogaram ainda: Eduardo Silva (5), Pedro Trigo (4), Martim Gomes (4).

Sem comentários: